Ciclo do PET debate violência doméstica nesta quinta-feira

08/05/2012 14:10

    O terceiro encontro do Ciclo de Documentários e Debates do PET Diversidade e Tolerância da UFPel abordará a temática violência doméstica. O evento ocorre a partir das 17h30min no Auditório da Faculade de Arquitetura e Urbanismo (FAUrb) nesta quinta-feira, dia 10 de maio.

    A painelista será Gisele Scobernatti, a qual possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas (1991) é especialista em Saúde da Família, pelo Instituto Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão ISEPE do Paraná e mestre em Ciências Sociais pelo Instituto de Sociologia e Política da Universidade Federal de Pelotas/RS. Idealizadora e Coordenadora técnica do Núcleo de Atenção à Criança e ao Adolescente (NACA), que é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que acolhe crianças e adolescentes, vítimas de violência e suas famílias encaminhadas pelo poder judiciário, Delegacias de Polícia e Conselho Tutelar.

    Ela também participou da Comissão Intersetorial, em âmbito Estadual, que escreveu o Programa Gaúcho de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Também idealizou e implementou no NACA o projeto que prevê o tratamento aos abusadores sexuais. Em face de todo o trabalho desenvolvido e pelo reconhecimento dos méritos e do ineditismo, foi o NACA agraciado com o Prêmio Criança 2002, da Fundação Abrinq, com o projeto “A paz começa em casa”. É autora e organizadora do livro “A Violência Intrafamilia: Teoria e Prática - Uma abordagem Interdicsiplinar”, lançado em 2005, como resultado de uma trabalho desenvolvido desde meados da década de 90. Coordenou entre os anos de 2006 e 2008 a Comissão Municipal de Enfrentamento à Violência Infanto Juvenil do município de Pelotas/RS. Desde 2004 tem prestado consultoria a Municípios quanto a organização, estruturação e/ou implementação de serviços de atenção à crianças e adolescentes vítimas de violência, entre os quais se inclui: Caxias do Sul, Rio Pardo, Rio Grande, Santana do Livramento, Jaguarão, Santa Maria e outros.

   O documentário da noite será "Silêncio das Inocentes" que trata da violência contra a mulher e apresenta a atual realidade de algumas dessas personagens brasileiras. Entre elas, a farmacêutica cearense Maria da Penha, que ficou paraplégica após ser baleada pelo marido.