2º Ciclo de Documentários do PET inicia com o debate sobre Moradores de Rua

24/04/2012 23:06

    Nesta quinta-feira, 26 de abril, haverá a abertura do 2º Ciclo de Documentários PET Diversidade e Tolerância, no auditório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUrb) da UFPel. A temática abordada pelo painelista Tiago Lemões da Silva será “Moradores de Rua: a expressão do invisível”.

    Tiago é mestrando em Ciências Sociais ISP/UFPel e licenciado em História pela UFPel. Desde 2007 realiza trabalhos etnográficos com homens e mulheres em situação de rua em Pelotas. No seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), concluído em 2010, abordou os significados da alimentação para essa população, além de problematizar as relações estabelecidas entre esses sujeitos e grupos religiosos caritativos. Atualmente, finaliza uma dissertação versando sobre as relações de parentensco afetivo entre os pares de rua e entre estes e outros segmentos, os quais interagem no espaço público urbano.

    O documentário da noite é “Habitantes de rua” de Cláudia Magni e Nuno Godolphin, com 52 minutos de duração. Este vídeo etnográfico - que em 1996 recebeu menção honrosa pela Associação Brasileira de Antropologia - aborda a forma como os moradores das ruas de Porto Alegre se relacionam com o espaço (a cidade, o meio, o abrigo), com o conjunto de sua cultura material e com seus corpos. Através da visualização dos lugares, dos objetos, dos gestos, das atitudes desses sujeitos, impõe-se o caráter nômade de seu estilo de vida, divergente e contraditório para a sociedade sedentária.

    O evento, que já está com todas as vagas preenchidas, inicia às 17h30min. Na semana que vem o documentário será “Mostra de atividades” e o painelista Dr. Alexandre Carriconde Marques.

 

Foto divulgação