Educação Física Inclusiva

    De abril a junho do ano de 2012, o PET Diversidade & Tolerância promoveu a “I Oficina de Educação Física Inclusiva”, que envolveu os alunos de uma turma do 4º ano da Escola Estadual Félix da Cunha, onde ocorreram 08 encontros com duração de 50 minutos cada, abordando o tema inclusão através de jogos cooperativos.
    O grupo PET, através dos acadêmicos do curso de Educação Física da UFPel, participantes do mesmo, planejaram os encontros de acordo com as necessidades da turma em questão, relatadas previamente pelo setor pedagógico da escola.
    Com o início das atividades, o grupo percebeu certo atrito nas relações afetivas entre as crianças. Notou-se isso durante algumas práticas em que havia o contato físico, como segurar nas mãos dos outros colegas. Com o decorrer do projeto, as propostas foram voltando-se para a solidificação da turma em uma visão de grupo e permitindo que os alunos sugerissem atividades em que cada um pudesse sentir-se parte do todo, através do ato de jogar todos juntos, na intenção de norteá-los a futuras atitudes positivas, onde não tenham como premissa a exclusão.
    O envolvimento ativo de todos os alunos nas atividades favoreceu a discussão e conscientização sobre o tema abordado. A oficina de educação física inclusiva alcançou seus objetivos principais, embora tenha sido uma experiência piloto, que será futuramente, estendida a outras escolas da rede pública de ensino da cidade de Pelotas.
    Foi possível, através dos jogos cooperativos, proporcionar atividades lúdicas e recreativas de grande valor para as crianças, que possivelmente refletirão em suas atitudes futuras de alguma forma.

                             

Galeria de Fotos: Educação Física Inclusiva